Faculdade de Tecnologia e PLMX anunciam desafio internacional promovido pela Siemens e Sony

À mesa, Ivan Lima, representante da PLMX, na apresentação do desafio. Foto: Matheus Menezes
Por: Laila Sevalho e Matheus Menezes- Estudantes de Jornalismo 6º período
Supervisão: TAE Ismael Carlos Bezerra dos Santos (Secretaria da Faculdade de Tecnologia)
A PLMX, empresa parceira da Faculdade de Tecnologia, apresentou na última quinta-feira (10), o desafio internacional para estudantes do mundo inteiro promovido pela Siemens e pela Sony. O Immersive Design Challenge é um desafio global que incentiva estudantes universitários a criar projetos utilizando tecnologias imersivas e ferramentas avançadas de engenharia digital.
A proposta reunirá em 20026 equipes multidisciplinares para desenvolver soluções que aliem criatividade, sustentabilidade e uso de plataformas como modelagem 3D e realidade estendida (XR). As equipes selecionadas participarão do evento global, tendo como principais atrativos a visibilidade internacional direcionada à equipe e sua inovação tecnológica, com as habilidades desenvolvidas certificadas durante o desafio, produtos licenciados pela Sony, além da oportunidade de participação em treinamentos com especialistas da Siemens.
O desafio teve sua primeira edição em 2025 e, na ocasião, nenhuma instituição brasileira participou. Entre os finalistas estavam equipes de universidades e institutos da Austrália, Suécia e Alemanha. Durante a apresentação, o Diretor da FT, Prof. Dr. João Caldas do Lago Neto, ressaltou a importância da Faculdade de Tecnologia estar representada na próxima edição da premiação global, destacando que essa participação ampliaria a visibilidade da FT e reforçaria o fortalecimento institucional da unidade.

Diretor Prof. João Caldas do Lago Neto esteve presente na apresentação. Foto: Laila Sevalho
O Diretor enfatizou, ainda, que o grande diferencial da FT está justamente na Amazônia. “Temos algo que nenhuma outra universidade possui: a Amazônia. Somos frutos desse território e não podemos esperar que instituições de fora definam o que devemos pesquisar. A escolha é nossa. Temos capacidade para concorrer em qualquer competição; temos investimento, recursos humanos e identidade. Agora, precisamos transformar tudo isso em equipe”.
Ivan Lima, representante da PLMX que apresentou o desafio, destacou a capacidade da FT em estar presente na premiação. “Imagina alguém da Ufam, aqui do Amazonas, se destacar em um evento internacional apresentando soluções sustentáveis. Temos capacidade de projetar e desenvolver esse tipo de trabalho.”

Foto: https://immersive-design-challenge.com/
Sobre a premiação
A competição é aberta a estudantes de qualquer país que estejam matriculados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado até maio de 2026, independentemente da área de estudo. As equipes devem ter entre 3 e 8 integrantes, com pelo menos um membro que tenha domínio em CAD/Designcenter NX, requisito para o desenvolvimento multidisciplinar do projeto.
As inscrições e a formação das equipes seguem abertas até 26 de janeiro de 2026, prazo final para o envio das propostas da Etapa 1, através do site oficial: https://immersive-design-challenge.com/. A Etapa 2 começa em fevereiro de 2026, na qual os grupos precisam desenvolver um protótipo utilizando os softwares da Siemens, com encerramento no final de março do mesmo ano.
Já a etapa final acontece em abril de 2026, com briefing e treinamento (presencial ou virtual) conduzidos por especialistas da Siemens. A final on-line está prevista para meados de maio de 2026. Por fim, entre junho e agosto de 2026, os projetos selecionados serão apresentados na fase de Showcasing, com participação no evento Realize LIVE.
Redes Sociais