Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História
Início do conteúdo da página

História

Escrito por Super User | Publicado: Quinta, 17 de Maio de 2018, 14h22 | Última atualização em Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 10h12 | Acessos: 2005

A Faculdade de Tecnologia (FT) teve sua origem na antiga Faculdade de Engenharia da Universidade do Amazonas (UA), criada pela lei federal 4.069-a, de 12 de junho de 1962. Em 1965 ocorreu a instalação solene da Faculdade de Engenharia, e também de outras faculdades da universidade: Medicina, Odontologia e Farmácia. Já em 1966 a Faculdade de Engenharia iniciou suas atividades letivas, oferecendo, inicialmente, o curso de Engenharia Civil.

Com a perspectiva da introdução de outras graduações, em 1970 a Faculdade de Engenharia é extinta e então criada a Faculdade de Tecnologia, por meio do decreto nº 66.810 de 1970, tendo sido mantido curso de Engenharia Civil, que permaneceu durante 10 anos como o único da unidade.

Finalmente, em 1976, a unidade acadêmica cria o seu segundo curso, o bacharelado em Engenharia Elétrica que foi seguido pelo curso de Desenho Industrial, em 1988 (em 2007 teve sua denominação alterada para Design) e pelos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Produção, ambos em 2003.

Em 2010, a partir do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), foram criados mais cinco cursos na unidade acadêmica: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais e Engenharia de Petróleo e Gás.

Desde sua criação oficial, em 1962, a Faculdade funcionou em diferentes instalações. O primeiro local de funcionamento da então Faculdade de Engenharia localizava-se em um prédio na esquina das Ruas Ferreira Pena e Ramos Ferreira, no Centro da Cidade, onde permaneceu entre os anos de 1965 e 1970.

1º Prédio da Faculdade de Engenharia, Centro de Manaus

Em 1971 as atividades da Faculdade de Tecnologia foram transferidas para instalações localizadas na Rua Monsenhor Coutinho, esquina com avenida Epaminondas, também no Centro de Manaus, onde ficou até 1976.

2º Prédio da Faculdade de Tecnologia

A partir do ano de 1977 a Faculdade passou a funcionar no Setor Sul do Campus Universitário, anteriormente chamado de mini-campus, local onde permaneceu até 1987.

3º local da Faculdade de Tecnologia, já dentro do Campus Universitário da Ufam, em Manaus

No ano de 1988 a Faculdade de Tecnologia mudou-se para o Setor Norte, onde se encontra até os dias atuais. A Unidade contava inicialmente com um bloco administrativo de dois andares (no qual também funcionava a biblioteca setorial) e alguns blocos de um pavimento destinados a laboratórios e salas de aula.

4º e atual endereço da Faculdade de Tecnologia, no setor Norte do Campus Universitário

Em 2012 a Faculdade recebeu mais dois prédios de três andares construídos com recursos do REUNI , o bloco Engenheiro Nelson Ribeiro Porto, que conta com 28 salas de aula, e o bloco Servidora Ana Socorro Mota Figueiredo, que abriga a Direção e Secretarias da Unidade, além de salas de reuniões e 84 salas de professores.

 

Expansão da Faculdade de Tecnologia

 

Fontes:

BRITO, Rosa Mendonça Brito de. 100 anos Ufam. Edua. 2009.

Documentário sobre os 50 anos da Faculdade de Tecnologia.

Fim do conteúdo da página