Estudantes de Engenharia recebem instrução de primeiros socorros em palestra
Procedimentos de primeiros socorros com manequins - Foto: Coordenação do Curso de Engenharia Civil.
Por: Laila Sevalho - Estudante de jornalismo 5° período
Supervisão: Ismael Carlos Bezerra dos Santos (Secretaria da Faculdade de Tecnologia)
Alunos dos cursos de Engenharia Civil, Materiais, Mecânica e Química da Faculdade de Tecnologia participaram, no dia 13 de maio, de uma palestra prática sobre primeiros socorros promovida durante a disciplina de Engenharia da Segurança. A atividade foi conduzida por dois profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e teve como objetivo capacitar os alunos para agir de forma rápida e eficaz em situações de emergência.
Durante a atividade, os estudantes receberam orientações teóricas e participaram de demonstrações práticas, com o foco em procedimentos que podem ser realizados nos primeiros minutos após um acidente, antes da chegada do atendimento especializado.
O enfermeiro Pedro Caldas apresentou técnicas para reconhecer sinais de mal-estar e explicou como realizar os primeiros atendimentos de forma segura. Em seguida, o instrutor Wilson Júnior abordou formas de identificar sinais de uma Parada Cardiorrespiratória (PCR) e orientou os estudantes sobre como proceder rapidamente nesse tipo de situação, incluindo as instruções para a realização de uma reanimação.
Enfermeiro Pedro Caldas (esquerda) e instrutor Wilson Ferreira (direita) demostram procedimentos de primeiros socorros- Foto: Coordenação do Curso de Engenharia Civil.
A participação ativa dos estudantes foi um diferencial da atividade, com momentos de simulação, esclarecimento de dúvidas e interação com os profissionais. Segundo a professora Lilyanne Garcez, responsável pela disciplina, a iniciativa tem o propósito de preparar futuros engenheiros para atuarem com responsabilidade e segurança, não apenas em seus ambientes de trabalho, mas também em situações cotidianas.
“Dentro do conteúdo da disciplina, sempre abordo a importância dos primeiros atendimentos em caso de acidente. Como os engenheiros atuam comumente em gestão e liderança, eles possuem vários empregados sob sua responsabilidade. Por isso, os primeiros procedimentos de socorro devem ser acionados por eles. Optei por convidar alguém com experiência em socorro imediato, que pudesse abordar com mais detalhes como esse primeiro atendimento pode ser feito, de modo a auxiliar até a chegada da intervenção do SAMU”, destacou a professora.
Ela também reforçou que o conhecimento em primeiros socorros ultrapassa a esfera profissional. “ É algo que podemos replicar na vida seja com familiares, amigos, conhecidos e até mesmo no ambiente universitário”, completou.
A relevância do tema reforça a importância de iniciativas que ampliem o acesso a esse tipo de capacitação em todo ambiente acadêmico. Em 2024, a Prefeitura de Manaus sancionou uma lei de autoria do vereador João Carlos que inclui o ensino de primeiros socorros no currículo das escolas municipais. A medida garante que crianças e adolescentes aprendam, desde cedo, como agir em emergências comuns, como engasgos, quedas e desmaios. Essa experiência pode servir de inspiração para que instituições de ensino superior, como a Ufam, também considerem a inclusão de palestras, oficinas e cursos de primeiros socorros acessíveis a toda comunidade acadêmica.
Redes Sociais