Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acervo pessoal do Arquiteto Severiano Porto é doado para Núcleo de Arquitetura da Faculdade de Tecnologia da UFAM
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Acervo pessoal do Arquiteto Severiano Porto é doado para Núcleo de Arquitetura da Faculdade de Tecnologia da UFAM

  • Escrito por Administrador
  • Publicado: Terça, 09 de Março de 2021, 00h04
  • Última atualização em Segunda, 15 de Março de 2021, 23h56

O acervo pessoal com desenhos, documentos, fotografias e premiações recebidas pelo arquiteto Severiano Mário Porto ao longo de sua carreira foi doado oficialmente pela família do arquiteto, para cuidados da Universidade Federal do Amazonas e da Faculdade de Tecnologia da UFAM, no dia cinco de março de 2021.

Severiano Mário Porto foi um dos mais prestigiosos arquitetos atuantes em Manaus e foi professor emérito do magistério superior na Faculdade de Tecnologia da UFAM, além de responsável pela formulação do projeto arquitetônico do Campus Senador Arthur Virgílio Filho, onde hoje funciona a sede da Universidade Federal. Ele faleceu no último dia 10 de dezembro de 2020, por complicações surgidas da infecção por Covid-19.

A negociação, transporte adequado, cuidados e procedimentos oficiais para recebimento dos acervos foram conduzidos pelo professor doutor Marcos Paulo Cereto com o apoio do Diretor da Faculdade de Tecnologia, professor doutor João Caldas do Lago Neto, com recursos logísticos e institucionais da Reitoria da UFAM.

Para o professor Marcos Cereto, responsável pela negociação que resultou na doação, "retornar o acervo a Manaus é proporcionar as novas gerações de arquitetos amazonenses a possibilidade de conhecer obras icônicas que foram demolidas recentemente", informa o idealizador do NAMA - Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia.

A negociação entre a família de Severiano Porto e a Universidade iniciou em outubro de 2020 e culminou com a assinatura do termo de doação em 3 de março de 2021 em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, onde Porto morava com a família, nos últimos anos de sua vida.

O material do acervo, composto de fotos, projetos, planos, prêmios, livros, desenhos e documentos, corresponde ao peso de mais de 500 quilos. "Com o Acervo, permanecerão disponíveis os projetos, fotografias e documentos para que possamos olhar para o futuro com essa bagagem de valor inestimável para a nossa cultura" completa o professor Cereto.

O arquiteto Mário Severiano Porto teve um trabalho marcante na capital do Amazonas, sendo responsável por obras de arquitetura icônicas para os moradores das região, principalmente na época da Zona Franca de Manaus. A assinatura e estilos únicos do artista foram o espírito por trás de várias obras que entraram para o imaginário dos moradores da Região Norte, como a antiga Ponta Negra de Manaus e o próprio Campus Universitário, além de muitas outras. Como muitas destas obras já foram demolidas e renovadas, o papel do acervo nessa história arquitetônica recente da capital amazônica se torna ainda mais importante para o estudo e formação de novos profissionais na região.

O NAMA preparará o acervo para a consulta de discentes, pesquisadores e arquitetos da Amazônia e realizará um espaço expositivo e cultural na Universidade para disponibilizar à sociedade parte da história do Estado do Amazonas pelo olhar do Arquiteto. "Este acervo foi mantido por Severiano Porto e acreditamos que será muito útil em Manaus no curso de Arquitetura da UFAM" diz Mario Porto, filho do arquiteto.

 

Severiano Mário Porto, o Arquiteto da Floresta

Imagens do acervo doado

Projeto do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, sede da FT/UFAM

registrado em:
Fim do conteúdo da página