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Direção da FT apresenta Relatório de Gestão dos 100 primeiros dias no Conselho Departamental

  • Escrito por Ismael dos Santos
  • Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 16h11
  • Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 12h04

Além do Relatório dos 100 primeiros dias de gestão, também foi apresentado um balanço dos últimos quatros anos

A Direção da Faculdade de Tecnologia, composta pelos professores doutores João Caldas do Lago Neto (Diretor), e Sheila Cordeiro Mota (Vice-diretora), apresentou na Reunião Ordinária do Conselho Departamental da Faculdade de Tecnologia, de 25/10/2023, instância máxima da unidade acadêmica, o Relatório dos 100 primeiros dias de gestão, de um mandato de quatro anos (2023-2027).
 
Os atuais diretores foram eleitos em consulta eleitoral realizada em maio de 2023, tendo como lema da chapa 'Gestão em prol do Coletivo' (Saiba mais).
 
Relatório dos 100 dias e balanço dos últimos quatro anos de Gestão (2019-2023)
 
No Relatório apresentado aos 27 conselheiros, cuja composição é formada por chefes e representantes dos 10 departamentos acadêmicos, além de representantes dos técnicos-administrativos, e de representantes dos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação, foram expostos: 

1.  Faculdade de Tecnologia em Números;

2. Titulação dos servidores até setembro de 2023;

3. Taxas de sucesso dos 12 cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia;

4. Quantitativo de discentes formados;

5. Criações de comissões, dentre elas a Comissão de Orçamento e Licitação, a Comissão de Infraestrutura, e a Comissão do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), para atendimento do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufam (PDI);

6. Investimentos em melhorias prediais (salas de aulas, banheiros e laboratórios) e de segurança;

7. Colaborações técnicas entre FT e Prefeitura do Campus nas áreas de segurança e pavimentação; e

8. Orçamento.

Parte das ações elencadas foram realizadas na Gestão 2019-2023, sob a Direção dos professores doutores João Caldas do Lago Neto (Diretor) e Magnólia Grangeiro Quirino (Vice-diretora).
 
Metas para o próximo quadriênio (2023-2027)
 
Além da apresentação do Relatório, a atual Direção da FT estabeleceu um rol de metas para os quatros anos. São elas: 

• Consolidar o Plano de Desenvolvimento da Unidade - PDU/FT 2024/2027;

• Criar a Comissão dos Projetos de PD&I da FT - 2024/2025;

• Elaborar o Plano Diretor e Ordenamento da FT - 2024/2026;

• Definir os projetos prioritários para unidade acadêmica FT (2024);

• Redigir projeto conjunto com a PROADM (2024/2025);

• Organizar em conjunto com a PROPESP projetos para (2024/2025);

• Hub para Empresa Júnior;

• Elaborar o diagnóstico dos Laboratórios da FT;

• Disponibilizar o Portfólio descritivo dos Laboratórios da FT; 

• Escrever edital público para estabelecimento de parceria tecnológica nas áreas de atuação da FT (2024); e

• Apresentar uma proposta para utilização do controle de acesso de pessoas e veículos nas dependências da FT.
 
Sobre a criação da Comissão dos Projetos de PD&I da FT, a finalidade será para:
 
Suporte: 

- Apoiar o desenvolvimento de projetos na FT por meio de planejamento, implantação e aprimoramento de práticas metodológicas; e

- Auxiliar no uso de ferramentas de gestão de projetos.
 
Controle: 

- Monitorar e controlar os processos e padrões de gerenciamento de projetos;

- Consolidar as informações dos projetos;

- Realizar a gestão do portfólio dos projetos da FT;

- Promover a auditoria nos projetos, sempre que necessário; e

- Fornecer informações sobre o andamento dos projetos para a Direção da FT e órgãos ou unidades demandantes da Administração Superior da UFAM;
 
Diretiva: 

- Definir e disseminar o modelo metodológico e a cultura de gerenciamento de projetos;

- Promover as mudanças organizacionais para desenvolver as competências e habilidades necessárias em gerenciamento de projetos; e

- Definir padrões a serem adotados no gerenciamento dos projetos de PD&I na FT.
 
Serviço e produto (documentos a serem elaborados nos próximos 4 anos): 

- Instrução normativa: regulamentação do gerenciamento de projetos no âmbito da unidade acadêmica FT;

- Resolução de criação da Comissão dos Projetos de PD&I - FT;

- Manual de boas práticas de gerenciamento de projetos no âmbito da FT; e

- Publicização do Portfólio de Projeto da FT no sítio eletrônico (Repositório).

"Nosso objetivo para a Gestão 2023 - 2027 além, das melhorias dos indicadores educacionais e de pesquisa, busca, também, ampliar a quantidade de projetos PD&I para financiar e manter os laboratórios existentes e, a criação de novos laboratórios vinculados às necessidades do setor industrial Polo Industrial de Manaus - PIM", explica o Diretor.
 
Importância da coletividade na construção da Faculdade de Tecnologia
 
Para o Diretor da Faculdade de Tecnologia, Professor Doutor João Caldas do Lago Neto, a proximidade da Direção com a coletividade, nos próximos quatro anos, é de extrema importância para o alcance dos objetivos e metas institucionais. Isso porque a proximidade com a comunidade, resulta nos seguintes elementos: 

1. Comunicação eficaz, que transmita, de forma clara, direta e sem ruídos, os objetivos e metas da Faculdade de Tecnologia entre os partícipes;

2. Engajamento e motivação, criando-se, assim, um senso de pertencimento e valorização dos servidores e alunos com a unidade acadêmica;

3. Feedback e melhoria contínua (ouvir as opiniões e sugestões dos membros da equipe, para identificar áreas de melhoria e implementar mudanças necessárias);

4. Construção de confiança mútua entre Direção e a comunidade acadêmica da FT; e

5. Alinhamento de valores e visão, de forma a garantir que todos estejam trabalhando na mesma direção, e que os esforços individuais estejam alinhados com os objetivos e metas institucionais. 

"Esses elementos são fundamentais para o sucesso e crescimento da nossa unidade acadêmica, porque entendemos que somente no trabalho colaborativo entre os grupos que compõem a Faculdade de Tecnologia, é que haverá a ampliação dos esforços que integram os projetos, e as ações comuns e transversais entre os setores, departamentos acadêmicos, grupo de pesquisa e extensão.  A construção de confiança mútua é fundamental para o sucesso da gestão 2023 - 2027. Seremos transparentes em nossas ações e decisões, compartilhando informações relevantes com a coletividade. É importante que todos os grupos envolvidos compartilhem dos mesmos princípios e objetivos, trabalhando juntos na busca por melhorias educacionais, de pesquisa e no atendimento às necessidades da sociedade", afirma o Diretor. 

Para a atual vice-diretora, professora doutora Sheila Cordeiro Mota, o alçance de metas e objetivos institucionais se constrói com o envolvimento de todos, de forma democrática. "Acredito que a melhor maneira de se alcançar metas e propósitos coletivos, é quando isso é construído pelos próprios agentes envolvidos. Portanto, o slogan da campanha “gestão em prol do coletivo” se materializa fortemente nas mãos da comunidade da Faculdade de Tecnologia representado na figura dos docentes, Taes e discentes que compõem esses grupos de trabalho. Ou seja, feito por nós e para nós, como bom exemplo do exercício da democracia".

Acesse o Relatório completo.

 

 
 
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