Mestrado em Engenharia Civil da FT é aprovado pela Capes
Com a aprovação, a Faculdade de Tecnologia passa ter seis programas de pós-graduação na Região Norte O Conselho Técnico- Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento Profissional de Nível Superior (CAPES/MEC) aprovou, no dia 26 de setembro de 2024, a retomada do curso de mestrado em Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia. O processo teve início no ano de 2022, por meio de uma comissão formada pelos professores Daniela Muniz D’ Antona Guimarães, Ellem Cristiane Moraes de Sousa Contente, Maria de Nazaré Alves da Silva, Régis Pamponet da Fonseca e Wagner Queiroz Silva, do Departamento de Engenharia Civil.
Motivados pelo objetivo de contribuir para o fomento tecnológico e sustentável da região amazônica, um dos principais objetivos da retomada do Mestrado, é fortalecer a pesquisa científica e a capacitação de profissionais especializados em Engenharia Civil a nível de Mestrado, impulsionando soluções que atendam às demandas regionais. “Além disso, contribuirá para ampliação da capacidade de inovação, gerando conhecimento técnico que pode alavancar projetos de infraestrutura e sustentabilidade, essenciais para a Amazônia”, acrescentou a presidente da comissão, professora Daniela Muniz D’ Antona Guimarães.
Após a aprovação, o Departamento seguirá novos trâmites. “Os próximos passos incluem uma reunião para a eleição dos membros da coordenação do curso, em seguida, será necessário a aprovação dos regimentos do curso e, posteriormente, publicar o edital da seleção para dar início a primeira turma de mestrandos”, esclareceu a presidente.
Programas de Pós-graduação da Faculdade de Tecnologia
Com a aprovação da retomada do Mestrado em Engenharia Civil, a Faculdade de Tecnologia da Ufam passa a ter seis programas. Os outros cinco são: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (mestrado e doutorado), Programa de Pós-Graduação em Design (mestrado) , Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (mestrado e doutorado), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (mestrado) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (mestrado).
Professores João Caldas do Lago Neto (Diretor) e
Sheila Cordeiro Mota (Vice-diretora)
Para o diretor da FT, o professor Dr. João Caldas do Lago Neto, a aprovação pela Capes do Mestrado em Engenharia Civil reforça o compromisso da Faculdade com o desenvolvimento da região amazônica. “Os nossos seis Programas de Pós-graduação demonstram o engajamento da Faculdade de Tecnologia em formar mestres e doutores qualificados e preparados para atuar na região norte. E esse compromisso só é possível por meio do esforço coletivo de professores e técnicos. Que possamos, nos próximos anos, ampliar as pós-graduações da FT a partir dessa coletividade”.
Texto: Rayane Queiroz, estudante do 6° período de Relações Públicas da Ufam
Supervisão: Ismael Carlos Bezerra dos Santos (Secretaria da Faculdade de Tecnologia)
Redes Sociais