Página inicial > Últimas Notícias > Programa BRAFITEC seleciona estudantes de engenharia para intercâmbio internacional

• Publicado: Terça, 14 de Janeiro de 2020, 15h10
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 15h37

O Diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de alunos de graduação em Engenharia desta Faculdade para participação em programa de intercâmbio com duração de 01 (um) ano acadêmico (dois semestres consecutivos) entre a UFAM, no Brasil, e a Fédération Gay-Lussac (FGL): École Nationale Supérieure de Chimie de Lille (ENSCL); École Nationale Supérieure de Chimie de Montpellier (ENSCM); École Nationale Supérieure de Chimie de Clermont-Ferrand (ENSCCF) e IPB-École Nationale Supérieure de Chimie, de biologie et de Physique (ENSCBP), Instituições Francesas de Ensino Superior em Engenharia, conforme previsto nos Protocolos de Intenções de Cooperação Científica e Acadêmica entre as Instituições. A Federação Gay-Lussac aceita intercambistas para os seguintes cursos: (1) Engenharia Química; (2) Engenharia de Petróleo e Gás; (3) Engenharia de Materiais; e (4) Engenharia Mecânica, caso haja afinidade de disciplinas.

Os alunos selecionados para o intercâmbio receberão através do Projeto BRAFITEC Nº 246/19 do PROGRAMA BRAFITEC - CAPES/CDEFI, realizado em parceria pela UFAM, UFMG, USP e FGL, os seguintes benefícios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES): bolsa de estudos, auxílio instalação, passagem aérea de ida e volta em tarifa promocional e seguro saúde.

Serão selecionados 04 (quatro) alunos da UFAM para o Projeto BRAFITEC, podendo aumentar o número de vagas se a Instituições parceiras no Brasil, UFMG e USP, não assumirem as 08 (oito) vagas que juntas tem direito. No caso de vagas adicionais, serão selecionados os candidatos subsequentes aos 04 (quatro) primeiros colocados que apresentarem melhor pontuação neste processo seletivo. A escolha da Instituição de Ensino Francesa que receberá cada um dos alunos brasileiros selecionados neste edital será de responsabilidade da UFAM, através dos organizadores deste edital, e das Instituições Francesas.

Para saber todas as informações acerca de prazos e inscrição, acesse o edital completo neste link.

Quaisquer dúvidas e solicitações através dos e-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.